top of page
  • Foto do escritorTaissa Cruz

Queridas marcas, ofereçam menos, com mais qualidade !!!!

Oi!!! Bem vindo à 4Brands Atelier de Marcas. Somos uma agência boutique composta por profissionais super qualificados e apaixonados por Branding, Marketing, Comunicação e Design. Cuidamos desde o Planejamento Estratégico até a execução dos projetos e redes sociais, além de criação de logos, identidade visual e naming para marcas de moda. Nossa relação de parceria acontece em todos os momentos porque a gente quer contribuir com o seu sucesso, sempre.




Você já ouviu falar em fadiga da desistência? A fadiga da desistência é a sensação de desânimo e desengajamento que surge sempre que nos deparamos com um novo desafio, um processo de aprendizagem ou uma atividade que demanda consistência e foco por longos períodos.


Com conteúdos cada vez mais rápidos e que não demandam tanto esforço cognitivo, nosso cérebro se habitua ao estado de “repouso”, só que é induzido.

Isso acontece também quando a gente tem uma gama de opções muito grande para escolher – assistir um filme ou uma série no streaming está cada vez mais estressante. A gente passa mais tempo scrooling, vendo as milhares de opções do que realmente assistindo os filmes. Uma pesquisa da Nielsen mostrou que 50% dos assinantes se sentem ansiosos.


E isso está acontecendo em todos os campos – 47,3% das pessoas que compram roupas, acham que tem muita, muita opção nas lojas ( Glogal Data 2019) e está todo mundo cansado de escolher.


Teve um tempo que a gente queria tudo muito rápido e barato, mas os últimos anos fizeram a gente parar e reavaliar um monte de coisas e agora queremos simplificar a vida ou melhor, queremos que as marcas simplifiquem para a gente!!


A PANDEMIA TROUXE A NECESSIDADE DE SIMPLIFICAR A VIDA!

A pandemia nos mostrou o valor das coisas simples, a importância do resgate das conexões e que a gente pode fazer as coisas com mais calma e aproveitar mais. Slow Food, Slow Fashion, Localismo, são movimentos que ganharam força nos últimos anos e tem uma forte tendência de crescimento.

Mas, o que está acontecendo é que ao invés de utilizar Inteligência Artificial e os algoritmos para facilitar nossas vidas e as nossas escolhas, as empresas estão nos entupindo de ofertas, produtos e fazendo só mais do mesmo.

Se você procurar no google agora por “sandália dourada salto bloco”, são cerca de 112.000 resultados – pode testar aí!


ENTÃO COMO AS MARCAS PODEM SE DIFERENCIAR ?


A palavra da vez é: CURADORIA!!!! Curadoria é quase que sinônimo de exclusividade e personalização!


A marca que estiver disposta a diminuir seu volume, selecionar bem o seu público e fazer esse trabalho de simplificar as opções e deixá-las mais coerentes e atraentes para seu cliente, poderá cobrar mais caro por isso. Tem um valor agregado aí muito forte. Além de poder aumentar seu tíquete.


Isso significa entender bem o que o seu cliente quer e lógico, conhecer sua marca profundamente para desenvolver produtos mais assertivos.


MENOS VOLUME, MAIS QUALIDADE


Olha esses exemplos:

No Japão, uma livraria- Morioka Shoten Ginza - que vende somente 1 livro por semana! Isso mesmo que você leu!



Essa pequena livraria no distrito de Ginza vende só 1 livro por semana (várias cópias, mas somente 1 título ) – manga, romances, biografias são cuidadosamente escolhidos por Yoshiyuki Morioka e apresentados quase que como um evento na livraria. Essa CURADORIA LITERÁRIA tem atraído um grande público e para coroar a experiência ele pode colocar uma flor entre as páginas do livro ou fazer uma exposição de fotografias ou cerâmicas que evocam o universo do livro.


O aplicativo The Yes oferece um feed de compras diário personalizado com base nas informações ativas dos usuários sobre marca, estilo e tamanho. O app usa da Inteligência Artificial para aprender sobre os hábitos de compras dos seus usuários enquanto ele faz compras em centenas de e-commerces de moda. Oferece uma ampla gama de marcas de moda como Gucci, Prada, Everlane, Levi´s, mas com uma curadoria especial para cada persona.


Uma forma de simplificar a escolha de produtos e torná-la mais assertiva. Inclusive, quanto mais assertiva essa curadoria for, mais chance de vender vários produtos a marca terá.



MENOS ESCOLHAS COM MAIS ASSERTIVIDADE! ESSA É A CHAVE PARA LEALDADE E LUCRO


Isso é Branding! Entender as necessidades do seu cliente e fazer o seu melhor para resolvê-las. Não é sobre “entochar” produtos, é sobre resolver dores através do seu produto ou serviço.


Pode parecer romântico, arriscado, filosófico... o que você quiser, mas na verdade é SOBRE VENDA. É SOBRE LUCRO.


Se você vende com mais qualidade, vende mais para aquele cliente, pode cobrar mais por isso e fideliza.


Branding é sobre fazer as melhores escolhas para a sua marca – você não vende tudo para todo mundo, lembra?


3 PASSOS PARA VENDER MAIS DE FORMA ASSERTIVA

1. Volte para a sua cartilha de Branding, analise o DNA da sua marca e defina o que você NÃO VENDE (ou não faz), tanto quanto o que VOCÊ VENDE (e faz).

2. Queira realmente conhecer os seus consumidores, com maior profundidade e de forma verdadeira.

3. Junte os passos anteriores e “embrulhe” numa experiência de marca encantadora.


Num mundo com infinitas possibilidades, zilhões de marcas e um monte de dados coletáveis o melhor que as marcas podem nos dar é a sensação e a experiência de que somos únicos e importantes para elas.



Oi, eu sou a Taissa Cruz, fundadora da 4Brands Atelier de Marcas, uma agência boutique especializada em Branding, Marketing & Comunicação.

Há mais de 20 anos no mercado corporativo, atuando em diferentes segmentos sempre nas áreas de Marketing e Comunicação de grandes empresas multinacionais, trouxe na bagagem muito conhecimento e experiência para que junto com uma equipe de grandes profissionais a gente possa te ajudar a tornar sua marca mais relevante, forte e lucrativa.

Vamos juntos?





8 visualizações0 comentário
bottom of page